quinta-feira, 10 de julho de 2008

Welcome to the NHK

Nota: 90%
Alternativos: NHK ni Youkoso!
Ano: 2006
Diretor: Yusuke Yamamoto
Estúdio: Gonzo
País: Japão
Episódios: 24
Duração: 24 min
Gênero: Comédia / Drama


Esta série, também conhecida como "NHK ni Yokoso!", foi adaptada do mangá que atingiu recordes de vendas desde que começou a ser publicado e, através do Estúdio Gonzo Digimation, foi lançado ao longo de 2006, no formato de 24 episódios.

Satou Tatsuhiro é um cara na faixa de idade dos 21 anos, é um "Neet" (alguém sem emprego e escolaridade). No caso, ele não trabalha e abandonou a o curso superior há muitos anos, Satou também é um "hikikomori" (no ocidente o termo relativo seria alguém com acentuado grau de fobia social). Dessa forma o personagem acabou se prendendo em um universo de conspiração comandada pela organização secreta intitulada "Nihon Hikikomori Kyokai (NHK)". Esta organização tem como objetivo final alienar e prender as pessoas dentro da condição "hikimori". No entanto, Satou tem medo demais de sair de casa para encontrar a verdade, até que ele encontra Misaki Nakahara, uma garota que o seleciona para participar de seu "projeto" prometendo curá-lo de sua condição desde que ele assine um contrato para participar deste "projeto". Outro personagem central na historia é Kaoru Yamazaki, um antigo colega de Satou. Ele é um "otaku" e estudante que aspira ser um criador de jogos, lembrando ainda que a amizade dos dois será responsável pelos momentos mais hilários da série.

Quanto à historia e o desenrolar da série, podemos esperar um retrato da época em que vivemos, marcado pela competitividade no mercado de trabalho, a pressão que sofremos por vivermos no contexto atual, nossos compromissos e responsabilidades com a família e sociedade. Entre alguns temas complexos que a série aborda e expõe, alguns de forma mais extensa e outros não, podemos citar a fobia social, o suicídio, a depressão e a violência domestica. Embora a trama comece em um tom leve, no decorrer dos episódios ganhará um tom mais sério, abordando temas como os altos e baixos que enfrentamos ao tentar recuperar a saúde mental de um indivíduo, as escolhas que fazemos para lutar pelo que desejamos e o preço que pagamos, no caso mais especifico do Yamazaki, que irá reservar surpresas para à série.

Pode se esperar da série diálogos profundos, reviravoltas e mistérios, como qual seria a verdadeira identidade da Misaki e qual o seu verdadeiro objetivo. Outra dúvida no decorrer da série é até onde as coisas são realmente reais e quais não passam de alucinações ou obras da organização N.H.K. A história teve desfechos que não são comuns a animes, o que pode decepcionar algumas pessoas, mas são desfechos possíveis e comuns quando se vive no mundo real. Quanto à narrativa, esta pecou em alguns momentos na sua finalização por não cumprir até o fim o que se propunha e que fôra conduzido de forma ímpar durante a série. De resto mostra-se uma obra impecável, desde a qualidade da animação, o desenvolvimento dos personagens, a abertura "Puzzle", o primeiro encerramento "Odoru Akachan Ningen" e o tocante segundo encerramento com "Modokashii Sekai no Ue de" da cantora Makino Yui e a trilha sonora com um todo, não esquecendo da música "Mysterious Purupuru Pururin" que, de certa forma, marcou as esperanças dos personagens da série.

Um detalhe interessante da série e que cada título de todos os episódios, começa com "Welcome", como se convidasse as pessoas a entrarem em um diferente aspecto da história ou, ainda, para que possamos compreender a história e sentimentos de um personagem e, dessa forma, entender as singularidades e beleza do universo de N.H.K.

By Fernando Wienbeck in AnimeHaus


[Nota: É a primeira vez que opino uma serie quando colocada a Review ... Isto porque esta é uma serie a ser chamada a atenção, pela positiva claro. Quando comecei a ver pensei que todos os episódios seriam para a "galhofada", sempre com alguma moral no fim mas sempre na "galhofada". Errei. A partir, mais ou menos, do episódio 12 as coisas ficam sérias tocando em assuntos, como diz na review, tais como suicídio, depressão, violência doméstica ... Recomendo. (Tais como os outros animes que vou postando aqui.)]

Sem comentários: