quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Fúria Divina

Para aqueles que não sabem nada ou pensam que sabem sobre o islão aconselho "Fúria Divina" de José Rodrigues dos Santos.
Esclarece muitos aspectos desta religião e os vários motivos que levaram a esta guerra, que começou na época de Maomé e ainda dura aos dia de hoje, com alguns intervalos é certo.
Uma boa conversa não nos leva a lado nenhum porque eles simplesmente estão a seguir o que é dito no
Alcorão que é escrito em primeira pessoa, ou seja Deus/Alá, através de Maomé.
Se formos a pensar bem até que eles são os "verdadeiros" crentes, pois eles seguem tudo a risca. E apesar de o Alcorão ter muitos chamamentos para a guerra também diz coisa acertadas, como por exemplo: um dos ensinamentos base é dar esmolas aos que mais precisam, e numa das passagem do livro o rapaz de 7 anos dá tudo o que juntou ao longo do ano a um pedinte e o "professor" dele abana a cabeça como se ele tivesse feito algum mal, ao que ele explica ao aluno que uma esmola deve ser dada discretamente para que o pedinte não se sinta inferiorisado/envergonhado e que nem quem deu se sinta superior.


O ponto chave para este problema todo é que o Alcorão diz que a missão dos crentes é converter as pessoas e quem não se converter deve ser morto. Bonita escolha. Mas o que eles não querem ver é que o livro foi escrito numa época em que se resolvia as coisas assim (até os cristãos já recorreram a estes métodos) e até para isso eles têm argumentos "tal como as leis que regem o universo a lei de Deus é imutável".

Mas felizmente a maior parte das pessoas seguidoras desta religião actualmente não é tão radical, existem aquelas que seguem o Alcorão mas entendem que certas regras não podem ser transportadas para a actualidade e são pacíficas, e estes são os sufis. Os seguidores do sufismo são discriminadas e acusados de serem influenciados pelos cristãos. E depois ainda existe o problema entre os xiitas e os sunitas que começou com a sucessão do califado. Ou seja, esta religião tem problemas dentro de problemas e apesar de dizerem que querem unir o mundo com o islão ainda estão em guerra entre eles.

[Estou a ficar muito longa e este tema dava pano pra mangas.]

Depois de ler o livro fiquei tanto preocupada como fascinada.

E vocês, depois de ler o livro com que argumentos tentariam mudar a opinião de ALGUNS seguidores do islão?

[Algumas palavras têm links para a wiki para quem tiver curiosidade.]

4 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.